02/07/2011 ♦ Interface gráficaUsabilidadeUX

Os 3 princípios fundamentais da nova interface global do Google

A nova interface da página inicial de busca

O Google apresentou sua nova interface com o lançamento do Google+. Ela será aplicada gradualmente em todos os produtos da empresa, mas já pode ser vista nas páginas de busca, no Calendário e no Gmail (usando o tema “Preview”).

É uma revolução para uma empresa conhecida por testar 41 variações de azul e que sempre seguiu a filosofia do design funcionalista (forma seguindo a função). Um dos responsáveis por isso é Andy Hertzfeld, membro da equipe que criou o primeiro Apple Macintosh e atualmente responsável pelo design do Google+.

A nova interface é fundamentada em três princípios: Foco, Flexibilidade e Facilidade.

  • Foco: Se você estiver na pesquisa do Google, enviando um e-mail ou olhando um mapa, sua única preocupação deve ser conseguir o que deseja. Nosso trabalho é oferecer as ferramentas e os recursos para que você alcance seu objetivo de maneira rápida e fácil. Com as mudanças de design que ocorrerão nas próximas semanas e meses, vamos colocar em primeiro plano as coisas que importam para você, tirando tudo que atrapalhar da frente. Até mesmo alterações simples, como estabelecer cores mais fortes para botões ou ocultar botões de navegação até que você precise deles, podem ajudar a focalizar apenas no que você necessita no momento.
  • Flexibilidade: No começo, havia praticamente apenas uma maneira de usar o Google: em um computador de mesa com um monitor de tamanho normal. Mais de uma década depois, basta você dar uma olhada, no escritório ou em sua casa, nos celulares, tablets, televisores e monitores de alta resolução para ver uma infinidade de maneiras de acessar a web. O novo design permitirá, em breve, uma transição sem transtornos de um dispositivo para outro, com uma experiência visual sólida. Nosso objetivo é oferecer esta flexibilidade sem sacrificar estilo ou função.
  • Facilidade: Nossa filosofia de design é combinar poder com simplicidade. Queremos manter o visual simples e limpo. Mas, por trás do design aparentemente simples, usamos novas tecnologias, como HTML5, WebGL e os navegadores mais novos e rápidos, para garantir que você tenha todo o poder da web em suas mãos.

via googlebrasilblog.blogspot.com