16/12/2009 ♦ Geral

O mito do conteúdo acima da dobra

The image on the left has more crammed in above the fold, and the image on the right has less

via cxpartners.co.uk

A expressão “acima da dobra” vem do jornalismo impresso e refere-se ao conteúdo que fica aparente quando o jornal ainda está dobrado. Na versão web, o termo está relacionado ao que está visível antes da barra de rolagem.

Colocar o conteúdo acima da dobra sempre foi uma polêmica no desenvolvimento web, principalmente porque é impossível saber com precisão onde fica a dobra, já que sua posição varia de acordo com a tela do dispositivo utilizado para acessar o site.

Recentemente uma agência inglesa de design divulgou uma pesquisa para verificar o uso da barra de rolagem feita com uma amostra de 800 testes com usuários.

O estudo revela que o conteúdo acima da dobra tem sua importância, mas que o usuário tem o hábito de utilizar a barra de rolagem com bastante frequência. São destacadas algumas boas práticas a serem seguidas para estimular o uso da barra de rolagem:

  • Espaços em branco encorajam o usuário a explorar a página até o final
  • Linhas horizontais dão a impressão que a página acabou e costumam esconder o conteúdo abaixo delas
  • Evitar o uso de rolagem em iframes ou qualquer outra rolagem que não seja da própria página

/via 456bereastreet.com