09/08/2012 ♦ Métricas

Não deixe de configurar as metas do seu site no Google Analytics

Se você usa o Google Analytics e nunca configurou metas (goals) porque acha que isso serve apenas para e-commerce, saiba que você pode (e deve) definir metas para um blog pessoal ou site institucional.

As metas no Google Analytics são ações realizadas pelos usuários que de alguma forma atendem os objetivos de negócio de um site. O exemplo mais óbvio é a realização da compra de um produto, mas metas vão muito além disso: aumentar número de visitas, geração de leads ou assinaturas de RSS são alguns exemplos.

O Google Analytics não tem como saber quais são os objetivos do site, por isso as metas de conversão não são medidas automaticamente e exigem algumas configurações extras.

Para cadastrar uma meta, acesse a conta do seu site no Google Analytics, clique em Administrador > Metas > Adicionar Meta. Existem 4 tipos de meta para diferentes tipos de conversão:

URL de destino

A conversão ocorre porque uma página específica (ou página virtual) é visualizada pelo visitante. Por exemplo, se você possuir um website de geração de leads que apresenta uma página agradecendo o usuário pelo envio de solicitações de contato, poderá definir o URL como /sales/thankyouforcontactingus.html.

Duração da visita

A conversão ocorre depois de decorrido um período de tempo específico na visita. Por exemplo, você pode usar esse tipo de meta para determinar quantos visitantes ficam mais de dois minutos em sua página de compras recém reformulada.

Páginas/visita

A conversão ocorre depois que um número definido de páginas for visualizado na visita. Você pode usar esse tipo de meta quando estimar que os visitantes visualizam no mínimo um conjunto de 3 páginas, por exemplo.

Evento

A conversão ocorre porque uma ação foi acionada em um evento. Para definir esse tipo de meta, primeiro você deve configurar o acompanhamento de eventos em seu site com pelo menos uma categoria de evento nomeada. (…)

via Ajuda do Google Analytics

Veja alguns exemplos de metas que você pode cadastrar de acordo com o tipo de site:

Portfólio de um freelancer:

  • Enviar uma solicitação de orçamento
  • Permanecer mais de 2 minutos em uma página de portfólio
  • Acessar mais de 3 páginas do portfólio
  • Curtir uma página do portfólio

Blog pessoal sobre um assunto específico:

  • Enviar uma mensagem através do formulário de contato
  • Fazer um comentário em um post
  • Curtir ou Tweetar um post
  • Assinar o RSS

Site institucional de um pequena empresa

  • Enviar uma mensagem através do formulário de contato
  • Enviar uma solicitação de orçamento
  • Curtir a página no Facebook

Com as metas configuradas você pode quantificar a eficiência de suas ações. É possível medir o aumento de conversões quando publicamos um post ou até mesmo quando participamos de um evento offline.

Referências: