Defina as áreas que serão editáveis pelo CMS durante a elaboração dos wireframes

Detalhe de um wireframe com as marcações das áreas editáveis

Softwares de gestão de conteúdo como WordPress e Drupal permitem que as pessoas tenham mais autonomia sobre o conteúdo do site, sem depender de um desenvolvedor para fazer alterações simples. Mas ter um CMS instalado não significa que tudo pode ser editado em uma página.

Algumas barras de navegação não permitem inclusão de novos itens por questões de espaço, alguns textos são fixos (como o nome da empresa) e se ainda assim fosse possível alterar tudo, o painel de administração teria tantos botões quanto um cockpit de avião.

Em um projeto recente que participei, descobrimos tarde demais que uma área da homepage seria constantemente atualizada pelo cliente. Isso ocasionou atraso e retrabalho. Durante a retrospectiva resolvemos que nos próximos projetos iríamos definir as áreas editáveis na criação do sitemap e detalhar cada página durante a produção dos wireframes.

Essa simples mudança agilizou a instalação do CMS pois deixamos de nos preocupamos em com áreas que não seriam atualizadas e atendeu melhor as expectativas do cliente na administração do site.