05/03/2013 ♦ Gestão de projetos

Como escrever uma proposta comercial de sucesso

Anatomia de uma proposta comercial de sucesso
Anatomia de uma proposta comercial de sucesso

Um estudo feito pela empresa BidSketch analisou 25.000 propostas comerciais de agências e designers freelancers, destacando elementos importantes que fazem a diferença na formulação de uma proposta comercial.

Separei algumas dicas interessantes e recomendo a leitura do PDF com o estudo completo:

  1. Suas propostas devem ser pontuais. Quanto mais rápido você enviá-las, maior a chance de serem aceitas (as propostas mais rápidas são enviadas, em média, 2,7 dias após a solicitação).
  2. Acima de tudo, nunca tenha medo de recusar um cliente que você sabe que não será um bom negócio.
  3. Não formule documentos longos. Propostas com menos de 5 páginas possuem 31% a mais de chance de terem sucesso.
  4. Remova as informações sobre sua empresa: eles são fáceis de preencher e parecem informações importantes, mas a verdade é que os clientes simplesmente não a lêem. Eles provavelmente já conhecem sua empresa, caso contrário, não estariam solicitando uma proposta.
  5. Use as palavras corretas no título, prefira algo como “Reformulação da presença digital” do que “Criação da nova homepage”;
  6. Use templates, mas as melhores propostas possuem de 50 a 80% de conteúdo original, específicos para aquele cliente.
  7. Propostas são documentos de persuasão de vendas. Elas precisam mostrar ao cliente que você sabe o que ele precisa e é a pessoa certa para ajudá-lo.
  8. No final da proposta, você deve deixar claro quais os passos que o cliente deve tomar em seguida. Você pode escrever a melhor proposta do mundo, mas seria inútil se o cliente não sabe como agir sobre a informação que acabou de ler.