
Um estudo feito pela empresa BidSketch analisou 25.000 propostas comerciais de agências e designers freelancers, destacando elementos importantes que fazem a diferença na formulação de uma proposta comercial.
Separei algumas dicas interessantes e recomendo a leitura do PDF com o estudo completo:
- Suas propostas devem ser pontuais. Quanto mais rápido você enviá-las, maior a chance de serem aceitas (as propostas mais rápidas são enviadas, em média, 2,7 dias após a solicitação).
- Acima de tudo, nunca tenha medo de recusar um cliente que você sabe que não será um bom negócio.
- Não formule documentos longos. Propostas com menos de 5 páginas possuem 31% a mais de chance de terem sucesso.
- Remova as informações sobre sua empresa: eles são fáceis de preencher e parecem informações importantes, mas a verdade é que os clientes simplesmente não a lêem. Eles provavelmente já conhecem sua empresa, caso contrário, não estariam solicitando uma proposta.
- Use as palavras corretas no título, prefira algo como “Reformulação da presença digital” do que “Criação da nova homepage”;
- Use templates, mas as melhores propostas possuem de 50 a 80% de conteúdo original, específicos para aquele cliente.
- Propostas são documentos de persuasão de vendas. Elas precisam mostrar ao cliente que você sabe o que ele precisa e é a pessoa certa para ajudá-lo.
- No final da proposta, você deve deixar claro quais os passos que o cliente deve tomar em seguida. Você pode escrever a melhor proposta do mundo, mas seria inútil se o cliente não sabe como agir sobre a informação que acabou de ler.