20/09/2012 ♦ Desenvolvimento web

A diferença entre post format e custom post type no WordPress

Quando você desenvolve um website utilizando WordPress existe a necessidade de criar diferentes tipos de posts. Pode haver um canal de notícias, um calendário de eventos ou uma lista de receitas. Tudo isso são basicamente posts. Era comum o desenvolvedor web diferenciar os posts utilizando categorias. Uma resenha de livro, por exemplo, era marcada na categoria “Resenha” e isso já associava o post a um template específico.

Na busca em tornar-se um CMS cada vez mais completo, a versão 3.0 do WordPress permitiu a criação de custom post type. Você deve usá-los para tudo aquilo que não é post, como uma lista de produtos, um calendário de eventos e uma relação de funcionários. Isso evita o uso excessivo de categorias para diferenciar os posts.

versão 3.1 do WordPress incluiu os post formats. Como o nome diz, isso está relacionado com o formato do post e não ao seu conteúdo. A lista de formatos é fixa e limitada para que exista um padrão entre todos os temas. Veja a lista completa:

  • standard – Post padrão;
  • aside – Uma nota, semelhante a uma publicação no Facebook;
  • gallery – Uma galeria de imagens;
  • link – Um link para outro site;
  • image – Uma imagem simples;
  • quote – Uma citação;
  • status – Uma nota curta, como um Tweet;
  • video – Um vídeo simples;
  • audio – Um arquivo de áudio;
  • chat – A transcrição de uma conversa;

As duas funcionalidades são similares e isso acaba gerando muita confusão. É importante entender bem esse conceito para saber como e quando utilizar cada uma das funções.