18/02/2013 ♦ Interface gráficaUX

A importância de rabiscar no papel antes de fazer wireframes

Designers possuem diferentes metodologias. Alguns pulam a fase de rabiscar no papel (sketching) e avançam diretamente para os wireframes. Alguns não fazem wireframes e vão diretamente para o mockup. Quando você pula uma fase (…) a interface sofre porque avança de forma prematura e perde elementos fundamentais ou não fica completamente refinada. (…) O que […]

04/02/2013 ♦ Desenvolvimento webGestão de projetosUX

Um modelo de contrato de prestação de serviços para web designers

Documentos jurídicos são essenciais em qualquer relação de trabalho, mas costumam ter uma linguagem técnica bem complicada. Quando algo dá errado, um contrato mal escrito pode arruinar a relação entre um profissional e seu cliente. Foi pensando nisso que Andy Clark, designer e autor do livro “Hardboiled Web Design”, escreveu um modelo de contrato de […]

22/10/2012 ♦ UsabilidadeUX

O que funciona para o Google pode não funcionar para você

Desde o início do projeto de reformulação do website do governo britânico (GOV.UK), a equipe de desenvolvimento acreditava que a homepage deveria ser semelhante a do Google: uma caixa de pesquisa no centro da tela e nada mais. Seguindo seus príprios princípios de design, o website é aperfeiçoado constantemente com base no feedback de seus […]

21/05/2012 ♦ Interface gráficaUX

Seja um designer melhor: ame o processo

Ame o processo. Eu não acho que a vida como designer seja monótona até que você comece a trabalhar para a Coca-Cola ou para a Nike. Isso é besteira. O processo por trás de qualquer novo projeto é valioso e educativo, sinta o momento, explore os detalhes e tente realmente compreender aquilo que você está trabalhando. (…)

29/08/2011 ♦ Interface gráficaUX

O que significa design para Steve Jobs

No vocabulário da maioria das pessoas, design significa aparência. É decoração de interiores. É o tecido de cortinas, do sofá. Mas para mim, nada poderia estar tão longe do significado de design. Design é a alma fundamental de uma criação humana, que acaba se expressando em camadas externas sucessivas do produto ou serviço. Playboy, 1987 […]

11/06/2011 ♦ Desenvolvimento webGestão de projetosUX

O papel do designer na gestão de projetos web

A atual complexidade dos websites e aplicativos torna cada vez mais abrangente a função de um designer dentro do processo de desenvolvimento web. Arquitetura de informação, usabilidade, interface gráfica, HTML, CSS, e até JavaScript são habilidades comuns para um profissional com poucos anos de experiência. O conceito de UX (User Experience) expande ainda mais essa […]

13/04/2011 ♦ Interface gráficaUsabilidadeUX

O que é redesign e porque ele deveria morrer

Redesign Must Die View more presentations from Louis Rosenfeld Com a frase “Redesign must die”, Louis Rosenfeld, autor do famoso livro do urso polar, abriu sua apresentação no UX London 2011. Rosenfeld afirma que websites são sistemas adaptativos complexos e que pequenas melhorias constantes funcionam melhor do que mudanças radicais. O redesign acaba sendo uma […]