13/04/2011 ♦ Interface gráficaUsabilidadeUX

O que é redesign e porque ele deveria morrer

Com a frase “Redesign must die”, Louis Rosenfeld, autor do famoso livro do urso polar, abriu sua apresentação no UX London 2011.

Rosenfeld afirma que websites são sistemas adaptativos complexos e que pequenas melhorias constantes funcionam melhor do que mudanças radicais. O redesign acaba sendo uma fuga para a falta de entendimento dos problemas reais e não desaparecem quando o novo site entra no ar.

Eu concordo com a crítica do Rosenfeld, mas ainda acho que em alguns casos críticos um redesign é necessário (sites antigos e desatualizados ou com baixa audiência).

Além da apresentação no Slideshare, selecionei alguns tweets durante o evento:


@louisrosenfeld advocates banning the word ‘redesign’. a label that says nothing about the problem we are trying to solve. #uxlon #uxlondonless than a minute ago via web Favorite Retweet Reply


Without defining the problem, we try to fix everything, or believe what agencies & software vendors say. #uxlondonless than a minute ago via TweetDeck Favorite Retweet Reply


“Outsourcing your user research is like outsourcing your vacation”. So true. #uxlon #uxlondonless than a minute ago via Echofon Favorite Retweet Reply


Every time you redesign… God kills a kitten. #uxlondonless than a minute ago via TweetDeck Favorite Retweet Reply

  • http://twitter.com/marciotoledo Marcio Toledo

    Muito bom o post, interessante o ponto de vista de Rosenfeld, porém concordo com você. Muitos sites merecem ser jogados no lixo e começados do zero com novo sitemap > wireframes etc. =)

  • http://www.facebook.com/ederprado Eder Prado

    Perfeito. É o que sempre digo.

    Creio que “redesign” deve ser encarado como um time de futebol que vai mal há muitos anos e durante esses anos todos passaram 3000 jogadores pelo elenco e nada de resultado, resumindo, o problema é interno (diretoria, estrutura, parceirias…) e não jogadores. Precisa de uma reformulação total do clube e não somente da equipe, é o que acontece com sites antigos e ruins, precisa ser (re)estruturado.

    Quanto o time é campeão durante anos, trocam-se algumas peças do elenco de forma que não mexa na estrutura total da equipe. Essas trocas pequenas fazem muita diferença, mantém o time ainda mais compacto e eficiente. A mesma ideia aplicada a sites funcionam perfeitamente.