11/06/2011 ♦ Desenvolvimento webGestão de projetosUX

O papel do designer na gestão de projetos web

A atual complexidade dos websites e aplicativos torna cada vez mais abrangente a função de um designer dentro do processo de desenvolvimento web. Arquitetura de informação, usabilidade, interface gráfica, HTML, CSS, e até JavaScript são habilidades comuns para um profissional com poucos anos de experiência. O conceito de UX (User Experience) expande ainda mais essa esfera de atuação.

Essa visão abrangente do processo tem transformado designer em ótimos gestores. Na 37signals, por exemplo, cada time é formado por 2 programadores e 1 designer, sendo este também responsável pela gestão do projeto.

Cindy Chastain, diretora de criação da R/GA, fez uma interessante analogia comparando o trabalho do designer ao de um diretor de cinema, que é responsável por manter o conjunto e a harmonia na produção do filme.

Para Aarron Walter, da MailChimp, o designer acaba sendo um diplomata dentro do projeto, negociando cada alteração e traduzindo o idioma de cada departamento. Ele deixa claro que essa função não supre a necessidade de um gerente de projeto, principalmente com relação a controle de orçamento, prazos e relação com o cliente.

Acredito que designers tendem a ser mais generalistas porque precisam olhar o projeto como um todo. Um arquiteto de informação precisa testar a usabilidade do início ao fim do projeto, um designer de interface precisa participar da montagem HTML e verificar a instalação do CMS.

  • http://www.facebook.com/mario.campello Mario Campello

    E tem muita gente que ainda nem conhece a função de um gerente de projetos… triste. :)
    Fiz um post sobre isso, dá uma olhada lá. http://blog.soundy.cc/fim-do-papel-comeco-do-entendimento/

    • http://neuroniodigital.com.br/ Adriano Ribeiro

      Olá Mario, li seu post. Eu uso o Basecamp, mas não conhecia o Podio. Vou testar!