28/08/2013 ♦ Desenvolvimento web

10 grandes empresas que estão no GitHub e o que elas estão fazendo lá

Octocat

Se você nunca ouviu falar em GitHub é provável que não saiba o que é Git, não conheça sistemas de controle de versão e com certeza você não é um desenvolvedor web. Talvez essa seja a mágica do GitHub, é preciso ser um iniciado para participar.

Em linhas gerais, GitHub é um serviço que permite aos desenvolvedores hospedar e gerenciar diferentes versões de um código enquanto outras pessoas estão editando o mesmo código. Além disso, o serviço possui diversas funcionalidades de rede social como linha do tempo, seguidores e página do usuário. Foi criado em 2008 e em janeiro de 2013 atingiu a marca de 3,5 milhões de usuários. É possível usar o Github de forma gratuita para hospedar projetos de código aberto e existem versões pagas para repositórios privados.

Perfil de Linus Torvalds no GitHub
Perfil de Linus Torvalds no GitHub

Em 2010 foi lançado o GitHub para organizaçõess e desde então as empresas têm aderido cada vez mais ao serviço. Analisei o perfil público de algumas delas para entender o que estão fazendo lá.

1. Compartilhando código com outros desenvolvedores

Acredito que a maioria dos perfis de empresa no GitHub foram criados de baixo para cima, por desenvolvedores com a intenção de compartilhar trechos de códigos que resolveram seus próprios problemas e que podem ajudar outros desenvolvedores. Código compartilhado permite que mais pessoas encontrem erros e sugiram melhorias. A BBC News por exemplo, compartilha um script para carregar imagens de acordo com a resolução de tela do usuário e que foi criado internamente para resolver questões de design responsivo da empresa.

2. Participando ativamente da comunidade Open Source

Após a morte do Flash, a Adobe tem feito um grande esforço para participar da comunidade open source. No Github, seu principal projeto é Brackets  um editor de código open source ainda está em fase de desenvolvimento, mas com potencial para se tornar um grande software. A Microsoft também possui um perfil, através da Microsoft Open Tecnologies.

3. Sendo transparente

Além de ser uma referência de design para websites governamentais, o governo britânico tem dado uma impressionante demonstração de transparência ao disponibilizar todos os códigos que produz de forma aberta no GitHub. É possível acessar o código-fonte do software de gestão de conteúdo e até o conteúdo completo de alguns websites.

4. Divulgando sua plataforma de serviços

Algumas empresas possuem plataformas de serviços que dependem dos desenvolvedores para uso e criação de novos produtos. FacebookTwitter e Shopify são bons exemplos e utilizam o GitHub para disponibilizar seus scripts e aplicativos.

5. Compartilhando código internamente

Além dos motivos acima, muitas empresas utilizam a conta premium ou a versão enterprise do GitHub para hospedar código de forma privada entre os membros da equipe de desenvolvimento.

Empresa no GitHub

Referências: